CORPO DOCENTE

Retornar

Gregory Thomas Kitten



Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9551151528436528
Telefone: 34092806
E-mail: kitten@icb.ufmg.br
Sala: J3/339

Possui graduação em Biology - Texas Tech University (1974) e doutorado em Anatomy and Cell Biology - Texas Tech University Health Science Center, Lubbock, Texas (1984). Realizou estágios de pós-doutorado no National Institutes of Health, Bethesda, Maryland (1984-1987) e Institut Suisse de Recherches Experimentales sur le Cancer (ISREC), Lausanne, Suiça (1987-1990). Foi Adjunct Assistant Professor, Department of Biological Sciences, University of Iowa, nos Estados Unidos (1991-1997). Atualmente é professor adjunto no departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia e Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: matriz extracelular, colágeno, biomaterias compósitos (colágeno e nanotubos), transformação epitélio-mesenquimal, coração e biologia do desenvolvimento.

Linhas de Pesquisa

Biologia do Desenvolvimento e da regeneração
Biologia de Biomateriais
Biologia oral

Projetos do laboratorio

1. Expressão, ultraestrutura e função da matriz extracelular (MEC) durante o desenvolvimento do coração. Nossa pesquisa nessa linha procura investigar o papel das proteínas da MEC na morfogênese das válvulas cardíacas. Mais especificamente, procuramos estudar proteínas codificadas por genes presentes no cromossomo 21 (ex. colágeno VI, colágeno XVIII/endostatina, integrina beta-2), os quais podem estar associados aos defeitos congênitos do coração associados com a síndrome de Down. Além disso procuramos entender os mecanismos de sinalização via GTPases que são ativados por proteínas da MEC e que seriam importantes na transformação epitélio-mesenquimal que ocorre durante a formação das válvulas cardíacas.

2. Função do Sistema Renina-Angiotensina intracardíaco no remodelamento da matriz extracelular. Angiotensina-(1-7) e seu receptor Mas são possíveis alvos para o desenvolvimento de novos fármacos para o estudo e tratamento de doenças cardiovasculares. Dentro dessa linha de pesquisa nós procuramos investigar o efeito da deleção genética do receptor Mas na morfologia e expressão das proteinas da matriz extracelular no coração assim como entender os mecanismos que controlam a expressão dessas proteínas em resposta ao sistema Renina-Angiotensina.

3. Caracterização da biocompatibilidade e biofuncionalidade de compósitos tridimensionais de gel de colágeno associado a nanotubos de carbono e seu potencial uso na construção de suportes e substratos para regeneração tecidual. Dentro de uma linha pesquisa iniciada mais recentemente no laboratório, com base no enorme potencial de aplicações medicas da nanotecnologia, procuramos estudar alguns aspectos básicos da biologia cellular desses novos materiais. Como parte de uma pesquisa multidisciplinar envolvendo pesquisadores de vários departamentos do ICB (Morfologia, Bioquímica e Imunologia, Microbiologia) e do ICEX (Física e Química) da UFMG, procuramos caracterizar compósitos tridimenensionais de gel de colágeno associados a nanotubos de carbono produzidos em nosso laboratório.


Documentos
Requerimentos, formulários, termos, entre outros

Reserva de salas
Faça aqui sua pré-reserva / consultar ocupação

Acesso restrito
Docentes e alunos. Clique aqui para acesso

Fundep Minha UFMG CAPES CNPq FAPEMIG Depto. de Morfologia Universide das Crianças Instituto Nanocell